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AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE PROBLEMA PBL: EXPERIMENTO E SISTEMATIZAÇÃO ATRAVÉS DE UMA ONTOLOGIA DE DOMÍNIO

22 - maio | 15:00 - 18:00

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51ª Defesa de Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação – UFBA/UEFS

 

Aluna: Marlécia Ferreira Sanders

Local: Sala de videoconferência da  STI – Hoário : 15 horas

 

Banca:

Prof.ª Dr.ª Laís do Nascimento Salvador -UFBA

Prof. Dr. Adolfo Almeida Duran(UFBA)

Prof. Dr. Ecivaldo de Souza Matos(UFBA)

Prof. Dr. David Moisés Barreto dos Santos ( UEFS)

 

Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning – PBL) é uma abordagem de ensino-aprendizagem centrada nos estudantes, os quais são incentivados a aprender através da investigação de situações-problema. O processo dá-se pela apresentação de um problema, no início do ciclo PBL, com o intuito de acionar o processo de aprendizagem. O problema é um fator determinante para o sucesso do processo PBL, pois envolve situações do mundo real e certo grau de complexidade. Dessa maneira, a qualidade dos problemas PBL está entre os maiores desafios desse domínio, visto que está diretamente vinculada à qualidade do aprendizado dos estudantes. Por outro lado, a carência de padronização para promoção da avaliação da qualidade desses problemas reflete em dificuldades, frequentemente, não avaliadas qualitativamente. Nesse sentido foi realizado um experimento no curso de Engenharia da Computação da UEFS para análise de avaliações de problemas PBL, o que possibilitou a obtenção de uma massa de dados reais sobre essa questão. O conhecimento obtido na literatura foi confrontado com o experimento e formalizado através do desenvolvimento da ontologia Ev-Pro. A ontologia foi criada com base na metodologia Methontology e especificada na linguagem OWL2. Foram criadas classes, propriedades de objetos e propriedades de dados para padronizar os termos relativos à avaliação de problemas PBL utilizados em um ambiente acadêmico. O desenvolvimento do experimento e da ontologia propiciou a realização de análises nas quais se observou o conceito atribuído a cada problema investigado. Além disso, com a realização do experimento foi possível tecer observações sobre a qualidade dos problemas avaliados. Com a ontologia Ev-Pro, instituições de ensino poderão padronizar e avaliar a qualidade dos problemas PBL, bem como aperfeiçoar o processo de aprendizagem e contribuir para o aprimoramento da qualidade dos problemas e da ontologia desenvolvida.

Detalhes

Data:
22 - maio
Hora:
15:00 - 18:00

Local

Superintendência de Tecnologia da Informação
Av. Adhemar de Barros, Ondina + Google Map